segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A HISTÓRIA DO NOSSO AMICISSIIIIIMOOO CHICLETE.... LEIAM!!!!


Crianças ou adultos, todo mundo já se rendeu a essa guloseima. Mas é mesmo muito difícil resistir.
Cada hora aparece um tipo novo no mercado: ou a forma é super inusitada ou o apelo vem nos sabores diferenciados que dão vontade de pular dentro dos comerciais para experimentar. Mas nada de pensar que mascar chicletes é uma mania do homem moderno. Essa é uma história de muitos anos atrás!

Como surgiu o chiclete?

Essa é uma pergunta que ainda alimenta os curiosos de plantão...Se você sair por aí pesquisando sobre o tema, encontrará diferentes versões.
Mas uma coisa é certa: muito antes do chiclete ser inventado, os seres humanos já mascavam gomas vegetais.
O Guia dos Curiosos conta assim esta história: "Em 1993, (...) o pesquisador sueco Bangt Nordqvist publicou um artigo científico no qual afirmava que a goma de mascar havia surgido muito antes. Ele encontrou no sul de seu país três pedaços de resina de bétula mascados por dentes humanos perto de ossadas da época da Idade da Pedra. Nordqvist afirma que o produto contém zilitol, um desinfetante usado para limpeza dentária, que ajudava os homens primitivos a manter a arcada protegida."
Alguns historiadores dizem que essa foi uma descoberta dos índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore chamada chicle para estimular a produção de saliva durante suas longas caminhadas. Os maias, do sul do México, também conheciam a goma de chicle, que, ao que tudo indica, usavam para refrescar o hálito. A goma era extraída de uma árvore nativa do Yucatan e de outras partes do sul do México e do noroeste da Guatemala, Sapodilla ou Manilkara zapota L. O hábito estava longe de ser uma novidade quando os espanhóis chegaram por lá em 1518.
Mas, seja qual for a versão, o chiclete não era comercializado na forma que vemos hoje. Foi somente no final do século 19 que um fotógrafo americano chamado Thomas Adams, junto com o um general mexicano exilado em Staten Island, Antonio Lopez de Santa Anna, resolveu fazer do chicle uma fonte de lucros. A primeira idéia que os dois tiveram foi usar a resina para misturar à borracha utilizada na fabricação de pneus e assim baratear muito os custos.
Resultado: frustração total. Suas experiências não deram nada certo!
Adams então teve a idéia que apresentou o chiclete ao mundo: já que o general costumava mascar a resina, por que não mascar algo com um sabor diferente? Resolveu então acrescentar o alcaçuz ao produto, produziu uma certa quantidade em formato de bolas, embrulhou-as em papéis coloridos e passou a vendê-las.
Embora colorida com algumas imprecisões, a história de Thomas Adams é fartamente documentada. No site About, Mary Bellis, editora da seção Inventores, alinhava documentos da The Encyclopedia of New York City, editada pela Universidade de Yale, que comprovam o uso do chicle das florestas mexicanas na fabricação dos primeiros Chicletes Adams.
Estava dado o passo inicial, e depois disso ninguém mais conteria essa onda dos chicletes.........

Chiclete no Brasil

Foi durante a Primeira Guerra Mundial, em 1945, que os brasileiros tiveram o primeiro contato com a versão industrializada dos chicletes, por meio do contato com soldados norte-americanos. O Ping Pong -- ícone da infância de muita gente -- foi o primeiro chiclete lançado no Brasil, pela Kibon.
A maior bola
O Guinness, o Livro dos Recordes, informa que a maior bola de chiclete foi feita por uma americana, Susan Montgomery Williams, da Califórnia. A bola media 58,4cm e o recorde de Susan é de 1994!
Mais inteligentes?
Existe um estudo feito pela Universidade de Nothumbria, na Grã-Bretanha, que reúne evidências que sugerem que o hábito de mascar chicletes pode ser bom para a memória e a inteligência. Segundo os pesquisadores, a freqüência dos movimentos feitos para mascar causam um aumento na freqüência cardíaca. Eles acreditam que isso faça aumentar a oxigenação do cérebro, dando mais eficiência às suas funções.

Chiclete para cachorro

Ah...essa mania de achar que os animais tem que fazer coisas de seres humanos!!......No começo do ano, uma empresa de produtos para cães anunciou o lançamento de chicletes caninos. São ossinhos maleáveis feitos com um couro comestível, de sabores e aromas variados. Segundo eles, a goma de mascar diverte e alivia o estresse dos animaizinhos, além de evitar o tártaro e o mau hálito.

História do Chiclete
Chiclete: um hábito saudável?

A popularização do chiclete ou goma de mascar foi muito influenciada pelos filmes americanos. Na literatura, encontramos várias vertentes com histórias diferentes.
Alguns autores afirmam que o chiclete foi descoberto pelos índios da Guatemala, que mascavam a resina extraída de uma árvore denominada de chicle. Essa resina era utilizada para estimular a produção de saliva e, assim, evitar que se tivesse a sensação de secura na boca durante longas caminhadas.
Outros autores dizem que, em 1518, os espanhóis, quando invadiram o Império Asteca, encontraram algumas prostitutas mascando um tipo de goma que era o chiclete, e que este foi descoberto muito tempo antes pelo povo maia, no sul do México. Quando os maias cortaram uma árvore chamada sapodilha, perceberam que saía dela um líquido grosso e leitoso, o chicle, que depois endurecia em forma de goma e era muito gostoso.
Já em 1870, um americano chamado Thomas Adams Jr. era vizinho de um mexicano que se exilou nos Estados Unidos. Seu nome era Antonio López de Santa Anna. López tinha o hábito de aliviar as suas tensões com pedaços de chicle, aquela resina descoberta pelos maias, centenas de anos antes. Adams ficou curioso a respeito daquela goma que López mascava e pediu para o seu secretário lhe apresentar a novidade.
Dias depois, Adams foi a uma farmácia e ouviu uma moça pedir um tablete de cera parafinada para mascar. Foi aí que teve um estalo, adicionou alcaçuz ao produto e o batizou de Black Jack. Fez o chicle em forma de pequenas bolas, embalou-as em caixas e passou a oferecê-las em estabelecimentos de Nova Jersey em 1872. Estava inventado o chiclete.
No Brasil, a primeira goma de mascar foi o Ping Pong, lançado pela Kibon em 1945.

Mascar chicletes ajuda a limpar os dentes?

É importante lembrar que mascar chicletes não limpa os dentes. Apenas uma boa escovação e o uso habitual de fio dental é que vão limpar os dentes. Mas alguns dentistas recomendam mascar chicletes sem açúcar após um lanche ou uma refeição, pois o chiclete estimula a produção de saliva, o que ajuda a lavar as partículas de alimentos dos dentes. Mas é só por isso.
Engoli um chiclete, e agora?
É muito perigoso engolir chicletes, principalmente para as crianças, que podem ter um problema de prisão de ventre ou até mesmo um distúrbio respiratório.
O chiclete, quando engolido, pode formar uma bola no intestino, principalmente no reto, e impedir a saída das fezes. Ele pode ainda se alojar no esôfago e, assim, prejudicar a respiração. Mas isso pode ocorrer com mais freqüência com as crianças que se habituaram a engolir chicletes, não com as que o fazem ocasionalmente. Quando o gostinho doce do seu chiclete acabar, cuspa-o fora, ok?
Um mito é dizer que mascar chiclete ajuda a tapear a fome. Não acredite, pois é pura conversa. E, com isso, você pode até desenvolver uma gastrite, pois a mastigação estimula a secreção de enzimas digestivas. E, como o organismo não tem alimento para digerir, acaba agredindo a parede do estômago, o que pode provocar até uma úlcera. E esse hábito não vai ajudar na sua dieta, só poderá comprometer a sua saúde.
Além disso, chicletes contêm calorias.
Dê uma olhadinha na tabela abaixo e veja as calorias contidas em uma unidade:

MARCA             SABOR                                        CALORIAS

Trident                 Hortelã                                          2,5 kcal
Trident                 Frutas                                            2,8 kcal
Beldent                Cereja/Menta                                2,6 kcal
Clorets Diet         Menta                                            2,6 kcal
Chiclets                Hortelã/Tutti-fruti/Morango         19 kcal
Plets                      Todos                                            4,7 kcal
Tabletes Valda     Hortelã                                         7,8 kcal
Fresh Up               Canela/Hortelã/ Menta               22 kcal
Ploc                       Todos                                            19 cal
Ping Pong             Todos                                            19 kcal
Bubaloo                Todos                                            20 kcal

2 comentários:

  1. hmm, bacana o post :)
    rs, teve uma época que eu era VICIADA em mascar chicletes, OIASDLAKS.

    mari m.
    http://bellanefertiti.blogspot.com/

    ResponderExcluir