quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O USO CONTÍNUO DE SALTO- ALTO CAUSA PROBLEMAS???



De fato, o uso contínuo de salto alto pode trazer sérios problemas posturais e compensações corporais que geram problemas futuros. Se por um lado os sapatos de salto alto são uma das peças essenciais no guarda roupa feminino, por outro eles podem propiciar o aparecimento de dores musculares, nos pés e na coluna, além de crescimentos ósseos anormais como o esporão de calcâneo.


Saltos com altura igual ou superior a 15 cm causam um encurtamento da musculatura da panturrilha, por isso é comum as mulheres sentirem fortes dores nessa região após um longo dia de trabalho em que esteve sobre o salto todo o tempo ou no dia seguinte a uma festa, onde teve que ficar em pé por um longo período de tempo. Pesquisas realizadas recentemente mostram que o uso do salto alto tem se tornado cada vez mais precoce, adolescentes e jovens menores de 17 anos usam e abusam das sandálias altas com uma freqüência bem maior do que a esperada. Dessa forma, é de se esperar que venham apresentar disfunções e sérios prejuízos posturais ainda mais cedo.


Observa-se que, em mulheres com salto alto a curvatura da coluna lombar está mais aumentada, o que é chamado clinicamente de hiperlordose lombar. O quadril encontra-se inclinado mais para frente, por isso é comum associar o salto ao “bumbum empinado” e para completar, a maioria das mulheres tendem a aproximar os joelhos, causando um desequilíbrio muscular ainda maior, gerando sobrecargas e dores insuportáveis.


Para as mulheres que não vivem sem o salto alto, a dica é mesclar o uso deste tipo de calçado com outros mais confortáveis e ajustáveis às características corporais. Para diminuir o desequilíbrio provocado pelo salto, recomendamos o uso de sandálias Anabela que apesar de também gerar disfunções, é bem melhor que o salto agulha. Aproveite as informações mostradas e evite riscos a sua saúde.


Para 80% das mulheres; salto alto é tudo de bom: ele turbina o bumbum, e coloca o peito para frente deixando a mulher muito mais bonita e imponente, certo? Errado!
O salto alto quando usado por um longo período de tempo, e sendo maior que 4cm de altura pode causar danos a coluna, joelhos, encurtamento dos músculos da "panturrilha" e desvios nos pés. O uso do salto aumenta também a lordosee, com isso, a possível dor nas costas e nos pés.
Independente do tamanho e do formato, muda o modo de como a pessoa pisa no chão e se equilibra, quanto maior o salto, menor a superfície de apoio, o que faz com que o peso se concentre nos dedos.


 Uma observação para as mamães: fiquem atentas aos calçados de suas filhas. Muitas mães colocam salto alto nas meninas pq acham "engraçadinhas". Isso é um perigo, porque a menina vai começar a ter problemas muito cedo; incluindo dores nas costas e os desvios posturais. A criança ainda está com o corpo em desenvolvimento, muito cuidado.


Pisada errada

O uso constante do salto faz com que os músculos posteriores da perna encurtem e os da frente fiquem mais longos,por isso existem pessoas que usam salto alto constantemente e que quando colocam "rasteirinhas" ou tênis ficam desconfortáveis na panturrilha e pés, que são sinais de encurtamento do tendão de Aquiles. Outro problema são as dores no arco anterior dos pés, local onde o pé fica apoiado nos famosos joanetes, causados pelo desvio dos dedos, por compressão. Algumas mulheres tem a genética favorável ao joanetes; se a mãe ou a avó tem, ela terá também.



O ideal seria intercalar o uso do salto com o do tênis ou da rasteirinhas, assim a musculatura fica em estágio intermediário.


Os modelos que mais se adaptam aos pés são os de solados (sandálias ou chinelos), mas com o solado flexível também. Os sapatos de salto podem causar problemas como tendinite (inflamação do tendão) na perna e dores musculares. Calçados fechados de borracha e outros materiais sintéticos, como o tênis, facilitam o aparecimento de micoses. Ele deve ser arejado e não deve ser usado 2 dias seguidos, é preciso deixá-lo fora do armário, se possível no sol. Enxugar bem os pés também previne as micoses e o mau cheiro. 

 
Modelos com bico fino facilitam o aparecimento de unhas encravadas - para evitar o problema é preciso cortar a unha de modo a deixá-la quadrada e sem pontas. Os mais recomendados são os sapatos com saltos e bicos quadrados, por serem mais estáveis e confortáveis. Os solados tipo plataforma também são uma boa opção porque ajudam a manter o equilíbrio mais facilmente. Fuja, ou reserve para ocasiões muito especiais, os sapatos de salto fino ou agulha, que são pouco estáveis e facilitam uma torção.


OBS: Como escolher sapato...

• Prefira comprar no fim da tarde e à noite (os pés incham ao longo do dia.)
• Veja qual dedo do pé é maior; na hora de calçar, é preciso haver 2,5 cm de folga em relação a esse dedo.
• Experimente sempre os dois pés do calçado (um pé sempre será diferente do outro).
• Nem um pouco largo, ou apertado: é preciso que ele esteja confortável na loja.
• Dê uma voltinha para ver se o calçado oferece um bom equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário