domingo, 16 de janeiro de 2011

BBB 11... TEMA: PENTEADOS. MEU TEMA: EVOLUÇÃO DOA PENTEADOS!!!

Em todas as épocas, a História influenciou o comportamento das pessoas e mudou não somente a forma delas pensarem e agirem como também a maneira delas se exporem ao mundo, por meio de suas roupas e cabelos.
A Segunda Guerra Mundial é o marco inicial da mostra, pois, depois dela, o mundo nunca mais foi o mesmo e as mudanças em época alguma foram tão rápidas e significativas como nos últimos 60 anos.

Anos 40- Ondas A moda sobrevive ao período de guerra e reflete a situação econômica e política vigente. As irmãs Carita abrem um salão de beleza. São as primeiras mulheres a exercer a profissão de cabeleireiro e a entrar num mercado até então predominantemente masculino.



1942-  Turbante Este é um exemplo típico de moda influenciada pelo contexto histórico. Até o final da década de 30, a profissão de cabeleireiro era exercida predominantemente por homens. Com a II Grande Guerra, muitos deles se alistaram no Exército para lutar. Esse fator, aliado à péssima qualidade dos produtos capilares da época, justifica os turbantes que tomaram conta das cabeças.


1947- Cachos com grampos Apesar do número reduzido de cabeleireiros, os cabelos sempre foram um aspecto importante da moda. Muitas mulheres os tinham até os ombros, penteados com uma variedade de ondas e presos com grampos.


Anos 50- Reflexos Maior desenvolvimento da indústria de cosméticos. Esses produtos começam a fazer parte do dia-a-dia das mulheres, que passam a se cuidar mais. Há uma maior valorização da beleza e da sensualidade. Na maquiagem, sobrancelhas arqueadas e escuras, muito batom e rímel, seguindo uma linha sensual. As tinturas tornam-se populares, principalmente na forma de reflexos.


1952 - Helmet (Capacete) Começa a influência da mídia, mais especificamente do cinema, no comportamento das pessoas e, assim, na moda. O Helmet, cabelo usado por Doris Day, torna-se referência para as mulheres que, tentando ter o visual igual ao da estrela, ficam dependentes dos cabeleireiros.


1958  Os chapéus tornam-se peças indispensáveis para as mulheres da alta sociedade. Eram criados pela alta costura, que também produzia peças de lingerie e perfumes famosos.


Anos 60 - Nos anos 60, sob a influência dos cabeleireiros Alexandre de Paris e das irmãs Carita, os cabelos ganharam volume. Nessa época, com o uso de esponja de aço como enchimento e cerveja e água com açúcar como fixadores.



1962 -  Revolução dos hábitos, a música das guitarras elétricas toma conta do mundo (Elvis Presley, Beatles etc.). Os enfeites de cabelos ganham proporções exageradas. Os homens aderem aos cabelos longos.
 

1963 -Volume e franja (Banana) Um clássico dos penteados, a história dos cabelos não poderia ser escrita sem passar pelo “banana”. Passou por várias releituras, sendo usado até hoje.

1963- Escova Vidal Sassoon cria o “wash´n dry” (lavar e secar), lançando o secador manual e a escova redonda. Enquanto outros cabeleireiros estavam voltados aos cabelos volumosos com ornamentos, Vidal Sassoon proclamou a importância do corte.


1967  Black Power Angela Davis torna-se símbolo do black pride (orgulho negro). Figuras como Jimmy Hendrix e, no Brasil, Tony Tornado, também marcam esse estilo.


Anos 70 - Hippie Movimento que foi a expressão máxima da liberdade, por meio da geração paz e amor.Na moda, muito jeans e batas. Os cabelos eram longos, sem compromisso, geralmente divididos ao meio, e enfeitados com faixas e flores.


1976-  Punk Movimento que surgiu na Inglaterra em meados dos anos 70, adotado por adolescentes, desempregados e estudantes, que queriam agredir a todos com suas roupas, acessórios, cores fortes e ousadas nos cabelos e uma releitura do estilo moicano.


1979- Rastafari Mais uma vez o cinema influencia o comportamento e a moda. Com o filme “Mulher Nota 10”, o cabelo de Bo Derek torna-se uma referência de estilo, ganhando depois variações e sendo usado até hoje por jogadores da NBA.


Anos 80- Permanentes Assim como o cinema, no Brasil as novelas também influenciam o comportamento e a moda. Os permanentes, que já existiam há muito tempo, voltam com toda a força. As mulheres se espelham em atrizes de novelas, como Irene Ravache, Elizabeth Savalla e Regina Duarte.


1984- Lady Di Não podemos deixar de citar sua influência na moda. Seu corte de cabelo marcou época e foi usado por mulheres do mundo inteiro. 


Anos 90 – Moda plural Na última década do século XX segue-se mais o estado de espírito do que as tendências ditadas por grandes nomes. Chega ao fim a ditadura dos estilos e a moda é cada vez mais plural. Há espaço para curtos, médios e longos. 


1998 – Mechas marcadas Cabelos lisos, sem volume, com mechas marcadas em três ou mais cores.


Anos 2000 - Atualidade A globalização e o desenvolvimento da mídia aumentaram muito a velocidade da informação. Os centros da moda: Paris, Londres, Milão, Nova Iorque e Tóquio lançam duas coleções por ano. Não há apenas uma moda, mas tendências, e em intervalos de tempo cada vez mais curtos. 


E ASSIM ACABA MEU POST... ESPERO QUE GOSTEM... BJAO!

5 comentários:

  1. amore como sempre vc surpreendendo né!!!!!big mega post!!!!bjuxsssssss

    ResponderExcluir
  2. Arrazouu heim florr!!!

    Adorei...

    Beijos..

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeeiii
    muito lindo os penteados e acessórios, ja estou te seguindo! tb sou do BBB
    bjs linda!

    ResponderExcluir
  4. vc curte um post retro né?!
    Legal, assim sabemos o q aconteceu e acontece!
    Legal!!
    bjus e boa sorte!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir