quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE VARIZES............. INTERESSANTÍSSIMOOO!!!!

 
Afinal de contas o que causa varizes?
 

Muitas pessoas seja homem ou mulher possuem dúvidas sobre as verdadeiras causas do aparecimento de varizes. Os fatores genéticos e hereditários é que determinam a tendência ao problema.Se a pessoa já nasce com predisposição, o risco de desencadear varizes poderá ser maior.
Este artigo é para esclarecer algumas dúvidas e oferecer dicas para a prevenção de varizes, e não descarta em nenhuma hipótese uma avaliação de um especialista em varizes. Se você possui sintomas e está com dúvidas marque uma consulta para que o médico possa diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento, a fim de evitar complicações para a sua saúde.

Mito: As varizes voltam depois de operar?
Não. As varizes nunca voltam. O que pode acontecer é de outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna devido aos maus hábitos praticados no dia-a-dia. Para evitar que novas varizes apareçam converse com o seu Angiologista e faça um tratamento preventivo de varizes. Este tratamento pode ser iniciado logo após a cirurgia.

Mito: Usar salto alto causa varizes?
Não. Porém o uso diário de salto alto por um tempo prolongado, poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o quadro de varizes. Por essa razão, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto e variar com saltos mais baixos durante a semana.

Mito: A musculação causa varizes?
Muito pelo contrario. Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios ajudam a prevenir, pois estimulam a circulação do sangue e evita o aparecimento de veias doentes. Porém se você já sente os sintomas de varizes, visite um especialista para que ele possa te auxiliar.

Mito: Existem cremes que eliminam as varizes?
Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. É perda de dinheiro na certa. O que existem são cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.

Mito: A cirurgia de varizes é arriscada?
De maneira alguma. Com os avanços de pesquisas e tecnologia, o procedimento está cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício e a anestesia é controlada por equipamentos que monitoram o sono do paciente.

Mito: Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada?
Negativo. Ao retirar as veias doentes, a circulação irá melhorar com tempo, pois o sangue irá fluir através de veias mais saudáveis.

Mito: Depilação causa varizes?
Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis.

Mito: Cruzar as pernas causa varizes?
Não. Porém se você tiver tendências hereditárias ou permanecer durante muito tempo sentado ou em pé, ao cruzar as pernas vocês estará ajudando a obstruir o fluxo sanguíneo.

Verdade: As varizes são um problema genético?
Se seus pais têm varizes, há mais chances de que você venha a sofrer com o problema.

Verdade: As meias elásticas ajudam na circulação?
Nem sempre. Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue, se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia fique apertada na região do tornozelo, jamais na área dos joelhos.

Verdade: A alimentação influencia na formação de varizes?
Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas.

Verdade: As mulheres têm mais varizes do que homens?
Estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Elas identificam o problema mais facilmente, por depilarem as pernas.

Verdade: A gravidez provoca varizes?
Devido à alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição, seja por anticoncepcionais, genética e excesso de peso).

Verdade: Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes?
Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue (que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar). A dica é se hidratar bastante e mexer as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de “sobe e desce” com o tornozelo e os pés.

Verdade: As varizes podem levar à trombose?
Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).

Verdade: Anticoncepcional causa varizes?
Sim. Porque provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário