sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AFINAL, QUAL O MELHOR MÉTODO PARA UMA EXTRAÇÃO RÁPIDA E MESMOP DEFINITIVA DOS PÊLOS CORPORAIS? QUAL PROVOCA MENOS DOR E IRRITAÇÃO NA PELE?


Difícil a escolha, pois o arsenal de técnicas está cada vez menos indolor, porém cada um dos procedimentos apresenta vantagens e desvantagens na sua aplicação. Ainda não há uma técnica que cumpra a promessa de nenhum tipo de desconforto, ressaltam em comum acordo os dermatologistas Rossana Magalhães e Rogério Ranulfo. Vale destacar também que nenhum método é totalmente definitivo, embora haja consideráveis reduções nos pêlos corporais. Mas penugenzinhas podem atrapalhar uma estética corporal sem pêlos. Se o pêlo é mais fino, grosso, em maior ou menor quantidade, sempre vai aparecer algum tipo de incômodo na hora da depilação. Peles mais sensíveis, que ficam vermelhas com facilidade, vão demandar mais atenção, caso não se queira deparar com processos alérgicos.
Homens Até algum tempo atrás, os homens eram avessos à depilação. Hoje, eles entram pela porta da frente dos consultórios dermatológicos e dos salões de beleza. Principalmente porque sofrem muito com pêlos encravados na barba. O diferencial é que eles continuam a reclamar e são mais suscetíveis à dor, como apontam de forma unânime as depiladoras Erica Xavier de Faria, Roberta Daiana e o depilador e cabeleireiro Diney Silva. Alterações hormonais em homens e mulheres podem provocar o aumento de pêlos, em várias fases da vida. O principal cuidado é jamais expor-se ao sol após a depilação.
O trauma da depilação provoca graus variáveis de inflamação na pele, sublinha Rogério Ranulfo. Outra providência saudável e muito bem-vinda é sempre que possível aplicar um creme ou gel calmante após a depilação. Uma dica que faz um bem enorme à pele é fazer compressas com água morna antes da depilação. E nunca se depile depois de curtir um dia de sol na piscina ou na praia.

Métodos

Lâmina

A favor

Tem baixo custo (uma lâmina custa em torno de 2 reais) e rapidez na remoção dos pêlos.Não exige maiores habilidades. A não ser cortar na direção do crescimento dos pêlos.Pode ser utilizada para remoção de pêlos de qualquer tamanho e espessura.Para amolecer o pêlo, faça a depilação após um banho morno ou utilize água morna.Nunca faça o procedimento a seco.Use e abuse de sabonete para a lâmina deslizar com facilidade.Evite lâminas cegas.

Contra

Não há o risco de aumentar o pêlo ou deixá-lo mais grosso. Um mito. O problema é que, como a lâmina corta o pêlo rente à pele, ele pode crescer mais rápido, irritar e assim encravar, manchando a pele, com um resultado transitório.Também pode causar coceiras na fase do crescimento.

Aparelhos elétricos

A favor

Permite uma depilação rápida e indolor.Não exige um tamanho ideal de pêlo para a remoção.

Contra

O aparelho tem um custo mais elevado, a partir de 150 reais. Pode ser encontrado em versões à pilha ou elétricos.Se o pêlo é mais fino, o método pode provocar foliculite (pêlo encravado).A forte tração tende a arrebentar o pêlo, incidindo em alguns casos em inflamação da pele.Resultado temporário.

Cremes depilatórios

A favor

Facilitam a remoção dos pêlos que caem após sua aplicação, porém demandam pré-testes para verificar se não ocorrerão reações alérgicas. Não demandam um tamanho ideal de pêlo para a realização do procedimento. Há versões bem variadas nas prateleiras de drogarias e supermercados a partir de 7 reais.

Contra

Quebram e cortam o pêlo, mas não removem a raiz. Por isso, são transitórios e podem provocar irritações na pele. Alguns tem um cheiro não muito agradável e ressecam a pele. Requerem manutenção.

Cera

A favor

Pode ser usada para extrair os pêlos de pernas, virilhas, axilas, buço, tórax, lóbulo da orelha. Não é recomendada como método para sobrancelhas porque seu uso freqüente pode deixar a pele flácida. As tradicionais à base de uma pasta de mel e limão vêm sendo substituídas pelas de maracujá (que não mancham a pele). Para não irritar a pele, melhor aplicar gel de camomila, calêndula ou mesmo aparelho de alta freqüência após a remoção dos pêlos para fechar os poros e clarear a pele da vermelhidão. Os salões, na sua aplicação, usam pedaços de TNT (descartável) embebidos na pasta usada numa temperatura morna. Sempre evite profissionais que reaplicam o produto, pois há o risco de proliferação de bactérias que podem causar doenças de pele. São repetidas sessões de 15 em 15 dias (em média). Dependendo da região, a extração dura de 20 minutos a uma hora. Preço médio: 50 reais (costas), 60 reais (perna), 40 reais (tórax), 15 reais (axila), 9 reais (lóbulo da orelha), 12 reais (nariz), buço (5 reais)

Contra

Cera quente dilata os poros. O método realmente afina e diminui a quantidade de pêlo, em razão do trauma constante de agressão ao folículo piloso. Provoca flacidez e favorece rugas na pele. Não resolve o encravamento de pêlos. Ceras frias não podem serem utilizadas quando a pessoa estiver fazendo algum tipo de tratamento de pele. O perigo maior de ceras ditas caseiras são queimaduras na pele. As preparadas com limão podem manchar em definitivo a pele sob o sol.

Linha

A favor

É um método feito com linha de costura, 100% poliéster, que foi criado pelos antigos egípcios e é conhecido por diversos nomes como: iraniana, israelense, árabe, oriental, iraquiana. Permite arrancar os pêlos com maior eficiência do rosto, sobrancelhas, numa seqüência de movimentos firmes da mão. Há quem recorra ao método na virilha ou axila, porém costuma provocar mais dor nestas regiões. Não provoca hematoma, nem flacidez na pele, nem ondulações. Quando realizada em intervalos de 30 a 40 dias, é capaz de diminuir progressivamente o número de pêlos na região, sem o risco de engrossar ou aumentar a quantidade.

Contra

Trata-se de um trabalho manual delicado, no qual é necessário excelente habilidade para manipular bem uma linha de costura que pode eliminar até 95% dos pêlos sem agredir a estrutura deles nem o folículo piloso. Se a linha não for bem manejada, corre-se o risco de sofrer cortes. A fricção da linha pode irritar peles em tratamento. Cada sessão dura em média 30 minutos.

Laser

A favor

Método mais moderno, garante resultado mais prolongado, clareando manchas escuras preexistentes. Exige tratamento seriado com controle (10% a 15% a cada sessão realizada), pois depende das diferentes fases do crescimento dos pêlos. Usa tecnologia avançada com laser de diodo, alexandrita, yag e a luz intensa pulsada (LIP), luz amplificada e não radioterapia. Não tem efeito residual tóxico. As sessões são um pouco desconfortáveis, mas a dor é tolerável com emprego de resfriadores da pele. Possibilita a redução programada dos pêlos. Para quem tem problemas com barba encravada, é um achado. Quanto mais clara for a pele, mais escuro e grosso o pêlo, melhor sua extração. Não deixa sombras nem manchas e livra das depilações mais freqüentes.

Contra

Durante o tratamento não se deve expor a pele ao sol. Pêlos brancos e ruivos não são removidos por laser. O tempo de extração depende da região. O preço é alto de: 150 reais (buço), virilha (290 reais), axila (200 reais), por sessão. Necessita de uma manutenção atual.

Um comentário: