terça-feira, 11 de janeiro de 2011

VAI UM CAFEZINHO AI??? SAIBA SE ELE FAZ BEM OU MAL PRA VC QUE ADORA ESSE PRETINHO BÁSICO!


O café tem uma longa história de ser acusada de muitos males – do humorístico “A acrobacia será o seu crescimento” a alegação de não-tão-humor que provoca doenças cardiovasculares e cancro. Mas pesquisas recentes indicam que o café pode não ser tão ruim, afinal. Então qual é - bom ou ruim? A melhor resposta talvez seja que para maioria das pessoas os benefícios de saúde compensam os riscos.
Estudos recentes em geral não encontraram nenhuma ligação entre o café e um risco aumentado de cancro ou doença cardíaca. Porque a inversão aparente sobre o café? Estudos anteriores não tem sempre em conta os comportamentos de alto risco, como tabagismo e inactividade física.
No entanto, a investigação parece ter alguns riscos. Alto consumo de café filtrado é associado com elevações leves nos níveis de colesterol. E outro estudo descobriu que dois ou mais xícaras de café por dia pode aumentar o risco de doença cardíaca em pessoas com um determinado – e bastante comum – a mutação genética que reduz a degradação de cafeína no organismo. Então, o quão rápido você metabolizar o café pode afectar o seu risco para a saúde.
Os estudos mais recentes mostraram também que o café pode trazer benefícios, como proteção contra a doença de Parkinson, diabetes tipo 2 e cancro de fígado. E isso tem um alto teor de antioxidantes. Mas isso não significa que você deva ignorar a velha máxima “Tudo com moderação”. Embora o café não pode ser muito prejudicial, outras bebidas, como leite e suco contêm nutrientes que o café não tem. Além disso, mantenha em mente que os acompanhamentos do café, tais como o creme e o açúcar adiciona gordura e calorias na sua dieta. Finalmente, o uso intensivo de cafeína – da ordem de 4-7 xícaras de café por dia – pode causar problemas como nervosismo, ansiedade, irritabilidade e insónias, especialmente em indivíduos suscetíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário