quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

OS HOMENS PREFEREM AS LOIRAS OU AS MORENAS??? CONFIRAM O RESULTADO!



Afinal, quem chama mais a atenção dos homens, as loiras, as ruivas ou as morenas? Para descobrir a preferência masculina em relação à cor dos cabelos das mulheres, resolvemos fazer uma pesquisa de campo, um teste quase científico. Convidamos a desinibida modelo Bianca Bertolaccini, de 25 anos, para desfilar pela elegante região dos Jardins, em São Paulo, com a mesmíssima roupa e três perucas, todas com igual comprimento e corte (chanel), mas em tonalidades diferentes. Uma era de fios dourados, outra no tom vermelho-alaranjado e uma última, preta. Nas três versões, Bianca repetiu o itinerário, passando pelas mesmas ruas e entrando sempre na mesma padaria.
Vamos combinar desde já que a moça, bonita como ela só, já chama a atenção dos homens, qualquer que seja a cor ou corte de seus cabelos. Ainda mais metida em uma minissaia e com botas de cano e salto altos. Mas a idéia era exatamente essa. Nossa modelo deveria atrair olhares masculinos sempre, enquanto a reportagem estaria por perto para analisar com qual look ela faria maior sucesso.

E A VENCEDORA FOI...


 Sem sombra de dúvida, a loira - como, na verdade, a gente já imaginava - foi a versão que provocou um 'efeito torcicolo' mais escancarado. Mas as ruivas e as morenas não precisam se descabelar, pois as outras duas perucas também recrutaram sua parcela de olhares (menor, é verdade). Acontece, porém, que a Bianca loira causou uma fascinação impressionante em todas as pessoas que cruzaram o seu caminho - mulheres e, principalmente, homens. Não havia quem não reparasse nela. Os motoboys buzinavam eufóricos, os sujeitos mais atrevidos gritavam gracejos e os mais tímidos torciam pra valer o pescoço para dar uma bela conferida na moça quando ela já havia se afastado. Os rapazes eram só elogios, é claro. Entre as mulheres (fosse qual fosse a coloração dos seus cabelos), algumas não perdiam a oportunidade de lançar alfinetadas.
O fetiche masculino não é à toa. Alguns dos maiores símbolos sexuais do planeta são loiras, falsas ou verdadeiras: Marilyn Monroe, JeanHarlow, Pamela Anderson, Madonna, Sharon Stone, Britney Spears, Cameron Diaz…
O furor provocado pela loiraça foi mesmo geral. 'Ei, Kelly Key!', gritou um rapaz. 'Angélica, olha eu aqui!', berrou outro. No país em que um boa parte das celebridades exibe cabeleiras douradas, não era de se espantar as brincadeiras. Só para ficar com as apresentadoras de TV, tem Adriane Galisteu, Angélica, Eliana, Didi Wagner, Xuxa e Hebe Camargo, a mãe de todas, entre outras.








CORES MENOS COTADAS

 Só não podemos dizer que a versão morena não fez sucesso algum, porque fez, sim, embora não tão avassalador. Também pudera: Bianca ficou linda com as madeixas escuras, lembrava bastante a personagem de Uma Thurman no filme 'Pulp Fiction'. Na opinião de muita gente abordada pela reportagem depois de olhar para a modelo com cabeleira negra, a moça era bonita e um tanto exótica. A verdade é que, mais uma vez, Bianca conseguiu atrair olhares masculinos por onde passou - em menor quantidade e mais discretos do que os que a loira atraiu (alguns homens se limitavam a admirá-la de rabo de olho). Porém, indiferente ao sucesso menor, Bianca garante que essa versão a agradou em cheio, mais do que as outras duas (leia depoimento ao lado).
Visivelmente, a peruca ruiva foi a lanterninha, a que menos chamou a atenção dos pedestres. Bianca chegou a brincar que iria fazer um strip-tease no meio da rua, só para ver se o ibope da cabeleira vermelho-alaranjado aumentava. A moça, no entanto, estava reclamando de barriga cheia, pois alguns pescoços se viraram para admirar a ruiva que passava. Bem menos do que os que se viraram para ver a loira ou a morena, a segunda colocada. Será que homens não estão nem aí para as ruivas? Hoje exibindo fios na cor vermelho-intenso, Veruska Sguissardi, de 36 anos, uma das mulheres que cruzaram o caminho da reportagem e pararam para dar sua opinião, garante que não é bem assim. Ela conta que optou por essa tonalidade depois de ser loira por mais de 20 anos. 'E todos os meus amigos aprovaram o novo visual, dizem que rejuvenesci com os cabelos vermelhos.'
Fato incontestável é que a nossa pesquisa apurou que realmente os cabelos loiros causam grande frisson na ala masculina - a simples visão parece despertar nos rapazes um mundo de fantasias. Não por acaso: algumas das mulheres que são ou foram os maiores símbolos sexuais do mundo ostentavam madeixas douradas, embora nem todas tivessem nascido assim. A começar por Marilyn Monroe, só para citar a mais emblemática.

MAIS INDÍCIOS

Talvez por isso muitas mulheres procurem as mágicas e os mágicos da beleza para, de uma hora para outra, virar uma loiraça de parar o trânsito. No salão do cabeleireiro paulistano Marco Antonio de Biaggi, o M.G. Hair Design, nove entre dez mulheres que comparecem para mudar a cor dos cabelos têm essa aspiração.'E, antigamente, havia apenas o loiro monocromático, de farmácia. Hoje, a mulher sofisticada pode usar quatro ou cinco tonalidades de uma vez só. O resultado ficará bem mais natural', explica ele.
'90% das mulheres que colorem o cabelo no meu salão optam por virar loira', diz, categórico, o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi
Já Paulo Persil, o cabeleireiro responsável pela transformação de Bianca, diz que 80% das tinturas que faz atualmente no salão L'Equipe, em São Paulo, são em tons de castanho, como marrom, café, chocolate e mel, só que com reflexos ou pontas em dourado. Será um indício de que elas buscam ser loiras, ainda que meio disfarçadas? Acontece que as coisas não são tão simples assim. Há variantes específicas. SegundoPersil, no inverno as cores quentes (vermelhos) lideram as preferências e, no verão, predominam os pedidos por tons claros. Como se não
bastasse, as mulheres parecem mudar de gosto conforme a idade passa. 'Quando são mais jovens, elas se arriscam menos.Mais velhas, já que tingem por necessidade, acabam se cansando de usar sempre as mesmas cores e tornando-se mais dispostas a ousar mudanças radicais. Aí optam por tons bem explosivos', conta o cabeleireiro.
A informação de que as tonalidades 'explosivas' têm feito mais sucesso é confirmada por Márcia Cézar Rodrigues, gerente de produto da Biocolor, linha de coloração para uso caseiro da Niasi. 'Antigamente, as cores tradicionais, os marrons e castanhos, eram as mais vendidas. Hoje, os tons fantasia, especialmente vermelhos e tons de chocolate, são os mais procurados'.
As primeiras tinturas disponíveis comercialmente chegaram ao mercado em 1930, mas o loiro só passou a ser acessível para uso doméstico por volta dos anos 50', diz Nancy Etcoff, em seu livro 'A Lei do Mais Belo' (editora Objetiva)
Já a Wella, fabricante da Koleston, linha para uso caseiro, oferece mais opções para quem pretende se transformar em loira (14 tonalidades) do que para quem prefere virar morena (11 tons de marrom ou preto) ou ruiva (sete vermelhos ou acobreados). A mais vendida? A de número 6646, cereja. Moral da história: seja qual for a cor dos seus cabelos, relaxe. Todas podem ser sexy - cada uma à sua maneira. Depois de muita observação (e pesquisa que se preze é feita de observação e interpretação), a conclusão é que os cabelos loiros chamam mais a atenção. Mas os homens continuam se apaixonando por mulheres de todos os tipos.



Um comentário: