domingo, 2 de janeiro de 2011

TUDO SOBRE A FAMOSA CELULITE.... QUE NINGUÉM MERECE TE-LAS!


Celulite é o termo utilizado para descrever as bolsas de gordura acumuladas sob a pele causando os conhecidos e antiestéticos "furinhos" nos quadris, coxas, nádegas e abdômen.
Este problema ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens.
Ao contrário do que se fala, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e magras.


Anatomia da Celulite


As células adiposas nas duas camadas de reserva de gordura, que se encontram por baixo da hipoderme, estão dispersas numa rede solta.
O grau de armazenagem de gordura e de metabolismo nestas camadas varia de acordo com a dieta e o exercício. Notavelmente, estas camadas não são responsáveis pela formação de celulite.
       
Diferenças entre homem e mulher


Nas mulheres, a camada subcutânea de gordura está organizada em câmaras verticais e, portanto, permitem acumular mais gordura.
Nos homens, as câmaras estão organizadas diagonalmente em pequenas unidades que, além de acumularem menos gordura, não resultam em celulite.


Como se desenvolve a celulite?


Na década passada houve uma longa investigação para esclarecer este assunto e muitos autores concordam nos pontos seguintes:


    * As células adiposas alargam, devido à acumulação de gordura;
    * As paredes capilares tornam-se excessivamente permeáveis causando a acumulação localizada de fluidos;
    * A drenagem linfática insuficiente demora a eliminação do excesso de fluidos;
    * As células adiposas agrupam-se e ficam ligadas por fibras de colágeno, impedindo a corrente sanguínea;
    * Os fios de tecido conjuntivo endurecem, contraem-se, e puxam a pele para baixo.


O resultado é o aspecto irregular da pele causado por mudanças na corrente sanguínea, drenagem linfática, gordura e tecido conjuntivo.


Como se desenvolve a celulite
Hormônios


É dada uma importância especial aos hormônios (estrogênio, foliculina…).
A celulite desenvolve-se durante períodos de mudanças hormonais como puberdade, menopausa, sindrome pré-menstrual, gravidez e durante o início da pílula.
Mudanças na circulação sanguínea, drenagem linfática, gordura e tecido conjuntivo, comandadas por hormônios, provocam a formação de celulite.


Dieta e Exercício


A celulite forma-se como resultado das mudanças fisiológicas da camada subcutânea de gordura, mesmo fazendo dieta e exercício.
No entanto, o aumento de peso, a má nutrição, a quantidade insuficiente de água ingerida e a inatividade pioram a celulite com o decorrer do tempo.


Idade


A idade é acompanhada da perda de consistência e tonicidade do tecido conjuntivo. Isto torna a celulite mais visível e flácida.


Existem vários métodos para classificar a celulite.
Como acabar com a celulite


   1. O teste do beliscão é um método simples de localizar a celulite. Aperte com o seu dedo indicador e o polegar a parte superior da coxa. Verifique se aparecem furinhos. Este teste pode ser feito em qualquer parte do corpo tal como as nádegas e o abdómen.


   2. A escala Nurnberger-Muller define a celulite como um processo de quatro estágios começando com a pele normal e terminando no seu estado mais avançado.


    * Estágio 0
      Não tem furinhos quando está de pé ou deitada, e quando belisca a pele, não aparecem.


    * Estágio 1
      Não tem furinhos quando está de pé ou deitada, mas quando belisca a pele, aparecem.


    * Estágio 2
      Os furinhos estão presentes naturalmente quando está de pé mas não deitada.


    * Estágio 3
      Os furinhos estão presentes naturalmente quando está de pé e deitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário