terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO.............



Introdução:

O clareamento dental feito pelo próprio paciente em sua casa ganha cada dia mais popularidade ao passo em que as pessoas além da preocupação com a aparência, não têm mais tempo para seguidas consultas ao dentista.
Esse tratamento foi inicialmente proposto em 1960 nos EUA. Consiste, basicamente, na auto-aplicação por parte do paciente de um gel a base de peróxido de carbamida, através de uma moldeira plástica (placa), sempre sob a orientação e acompanhamento de um dentista.

O agente clareador:

O produto usado no clareamento caseiro é um gel de peróxido de carbamida. Existem inúmeras marcas disponíveis no mercado, algumas até vendidas em farmácias, supermecados e televisão, o que nós, cirurgiões dentistas, não aprovamos definitivamente. As diferenças básicas entre elas estão calcadas, especialmente, na concentração do peróxido, viscosidade e na presença de carbopol.
As concentrações podem variar entre 10, 16 e 22%. O carbopol é um polímero que tem como finalidade espessar o material e melhorar a aderência do gel aos tecidos dentais. Com isso, prolonga-se a liberação de oxigênio, tornando mais eficaz o efeito clareador.
Existem, também, para o clareamento caseiro, produtos a base de peróxido de hidrogênio nas concentrações de 1 a 10%. São pouco comuns e seu uso não é tão popular como o peróxido de carbamida.

Efeitos sobre os dentes:

O efeito colateral mais frequente é uma sensibilidade branda dos dentes às mudanças de temperatura. Isso ocorre mais na primeira hora após a remoção da moldeira. É passageira e dura enquanto o tratamento estiver sendo executado. Ela é atribuída ao fato de os clareadores "transitarem" com facilidade através do esmalte dental.
Infindáveis estudos laboratoriais, entre eles os de Murphy(1992), Heywood e Heyman(1993), Hunsaker et al(1990), entre outros, e os mais de 75 anos de uso convencional de peróxidos em alta concentração (35%) para clarear dentes, jamais revelaram quaisquer efeitos prejudiciais sobre a estrutura dental. Logo, concluimos que o tratamento para clareamento, quando corretamente indicado e supervisionado por um dentista, não traz malefício algum à saúde dental.

Efeitos sobre a saúde geral:

Cogitou-se a possibilidade de os géis a base de peróxido de carbamida serem carcinogênicos, ou seja, terem o potencial de provocar câncer. Vale salientar que peróxido de hidrogênio é naturalmente encontrado no organismo (inclusive nos olhos) e, além disso, o corpo tem mecanismos de defesa (as peroxidases) que regulam e reparam os danos celulares causados por ele.

Ao longo de quase um século de uso de peróxidos para clareamento dental, não foram relatados prejuizos à saúde que contra-indicassem seu uso. É, portanto, um tratamento seguro.

Como é feito:

Passamos a descrever a técnica mais usada no clareamento de dentes vitais feita pelo proprio paciente. Esta pode ter variações em alguns aspectos mas fomos o mais genéricos possível, para alcançamos o entendimento do maior número de pessoas, principalmente os leigos. Aguarde o carregamento das fotos.

Para melhor controlar a evolução do tratamento, primeiro clareamos os dentes superiores do paciente. Os dentes inferiores não serão clareados por enquanto e servirão como referência da cor original.

1. Anota-se, através de escalas de cor, a tonalidade original dos dentes. Fotografias são tiradas antes do tratamento.

2. É feita uma moldagem total das arcadas e obtêm-se os modelos de gesso das mesmas.

3. Sobre o gesso, confeccionamos as moldeiras de acetato com o auxílio de um plastificador térmico a vácuo. Elas são provadas e ajustadas na boca.

4. Estando a placa pronta e devidamente ajustada, o paciente deverá receber instruções de como carregá-la e usá-la. Seguem as recomendações:

     Na hora de dormir escove adequadamente os dentes e use o fio dental.
     Coloque uma gota do gel clareador dentro de cada espaço da placa equivalente a cada dente.

  •      Encaixe a placa sobre os dentes e remova todo o excesso de gel que extravazar.
  •     Use a placa carregada durante o sono (6 a 8 horas), todas as noites.
  •      De manhã, retire a placa, limpe-a e execute normalmente a higiene bucal.
  •      Repita os passos acima no dia seguinte. Isso deve ocorrer por no mínimo 3 semanas.
  •      Em caso de qualquer desconforto, consulte seu dentista.

   

3 comentários:

  1. good article about dental treatment. Branqueamento Dentes - Branqueamento Dentário - Branquear os dentes

    ResponderExcluir
  2. Great post.thanks for sharing this wonderful article. All the best to you.branqueamento dentário

    ResponderExcluir
  3. Trabalho incrível sobre esse acompanhamento blog. Você realmente derramou seu coração para esses blogs!
    branqueamento dentário

    ResponderExcluir