terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SOL SAUDÁVEL!!!!

 
Com a chegada do verão, a saúde da pele merece uma atenção redobrada. O sol em excesso pode causar danos e alguns cuidados devem ser tomados.
A exposição da pele ao sol causa o envelhecimento e promove rugas e manchas. A única forma de prevenir é usando o bloqueador solar e Cada cor de pele requer um fator de proteção solar.As pessoas que moram em cidades longe do litoral, quando vão à praia, devem ir aumentando aos poucos os períodos de exposição, para dar tempo do bronzeamento ir aparecendo,é  o que protege a pele. Exposições exageradas e repentinas ao sol, principalmente em pessoas de pele mais sensíveis como os loiros, quase sempre tem como resultado um nariz vermelho e rosto queimado sem bronzeado.As pessoas de pele mais sensível são as que devem tomar mais cuidado, usando cremes ou loções com filtros solares. Estas pessoas têm maior propensão a ter problemas causados pelo sol, como sardas, manchas e queimaduras solares.
Algumas regras básicas e cuidadas que toda pessoa deve seguir. O uso diário de filtro solar nas áreas mais expostas (principalmente face, nuca, orelhas, mãos e demais áreas expostas). O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição, para aumentar o poder de penetração. Na face devemos usar filtro de proteção alta (acima de 15), principalmente durante o verão, além do uso constante de batom com filtro solar.
Além disso, as pessoas devem evitar o uso de perfumes junto com os filtros, pois estes podem ser fotossensibilizantes e provocar queimaduras ou manchas na pele.Todos devem beber muita água , pelos menos 2 litros por dia. Diminua ao máximo a ingestão de bebida alcoólica e cigarros, que prejudicam a circulação , tecidos e interferem no metabolismo, as vitaminas A, E e C, são essenciais no combate ao envelhecimento.
Por outro lado, o consumo de verduras de cor verde-escura devem ser mais freqüentes porque são ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele. A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caroteno e vitamina D, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares  e mais resistente ao câncer.
Existe horários especiais para que você se exponha ao sol sem medo e horários que a melhor opção é correr e procurar uma sombra rs.

7:00h às 10:00h     É o horário ideal para quem deseja um bronzeado gradual e saudável

10:00h às 12:00h     Esta faixa é considerada de perigo moderado, quando o sol vai intensificando sua ação aos poucos, até atingir sua plenitude, ao meio-dia. Neste horário, recomenda-se que você se proteja dos raios solares diretos

12:00h às 14:00h     Neste horário o sol deve ser evitado, podendo causar queimaduras e melanomas

14:00h às 15:00h     Neste período o sol volta a se tornar ameno, perdendo intensidade aos poucos. Mesmo assim a exposição direta deve ser evitada

A partir das 15:00h    
Esse horário está liberado para o sol. Aproveite para curtir a praia e se divertir nadando, praticando esportes, ou mesmo descansando e aproveitando a companhia de amigos e familiares.

É com estas dicas você pode curtir o verão sem medo das conseqüências, curta a melhor estação do ano , de olho nas dicas da D´Saia amanha te espero  para conversarmos sobre  peles brancas e  morenas e a melhor proteção para cada uma .

Nenhum comentário:

Postar um comentário