terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PECHINCHAR.................................



Confira neste post 13 dicas do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) para tornar a sua pechincha mais eficaz.

    * Pesquise – Nunca deixe de pesquisar preços do produto em diversas lojas concorrentes; eventualmente, você irá achar uma loja com um valor mais barato. Para quem prefere evitar o “bate-perna” e fazer suas compras pela internet, pode contar com o auxílio de ferramentas de comparação de preços, como BuscaPé, Bondfaro e JáCotei.

    * Pechinche sempre – Sempre que for adquirir algo, negocie o preço, pechinche. Mesmo que achar barato.

    * Evite as datas comemorativas – Quanto mais próximo das festas deixar para comprar, mais caro os produtos ficarão. As compras podem ser feitas antes ou depois, quando há “queima de estoques” nas lojas.

    * Evite os lançamentos – Não compre produtos recentemente lançados no mercado. Corre-se o risco de pagar caro. Procure comprar o produto na época de oferta maior. A redução do preço pode chegar a até 50%.

    * Evite os desatualizados – Produtos que irão sair de linha também não são uma boa opção de compra. Um carro, por exemplo, no momento em que for vender, terá uma redução significativa do valor.

    * Não tenha vergonha – O máximo que o lojista vai dizer é ‘não’. Não tenha vergonha, estabeleça como meta a pechincha. A loja só dá desconto se o cliente pedir.

    * Supermercados – Mercados de grande rede são mais difíceis de negociar. A política é trabalhar com tabela de preços. “Mas isso não quer dizer que não aceitem negociação”. Procure andar com os panfletos da concorrência, por exemplo.

    * Tenha metas - Tente sempre responder à pergunta: qual o máximo que você quer (pode) pagar? Use a pesquisa de preços para saber.

    * Obtenha conhecimento – Conheça bem o produto que deseja comprar para poder argumentar com o vendedor e rejeitar acessórios ou extras de que você não precisa.

    * Seja humilde – Ao conversar com o vendedor, não seja prepotente, mostrando de forma arrogante que você conhece tudo sobre o produto. Mostre humildade e pergunte.

    * Controle o seu entusiasmo – Não demonstre entusiasmo sobre a possibilidade de comprar; mantenha o silêncio e ouça mais do que fale. É necessário exercitar os seus dotes de ator ou atriz nessas horas.

    * Considere o parcelamento - Produtos de valor maior podem ser comprados a prazo. Na hora de pesquisar, tão importante quanto saber os preços à vista, é saber o preço deles à prazo. Certas vezes, o preço total a prazo pode valer mais a pena na loja em que o produto à vista é mais caro; dependendo dos juros cobrados.De acordo com o Ministério Público algumas empresas somam os juros no preço total do produto, igualando os preços à vista e a prazo e confundindo o consumidor.

    * Atitude – Seja ousado no fechamento do negócio: tome atitudes diretas. O vendedor provavelmente não vai querer perder um negócio quase fechado por causa de um desconto ou um brinde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário