terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TOXINA BUTOLINICA MAIS CONHECIDA COMO....... BUTOX!.



As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada ( Tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso ). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido à um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares.
Com o passar do tempo, e com a instalação do processo de envelhecimento,  a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade  e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.
A Toxina Botulínica (BOTOX ® )que é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum ,tem uma potente ação, mas usado em pequenas doses, não faz nenhum mal, e  pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. A dose usada para fins estéticos é de 25 a 50 unidades e a que faz mal ao ser humano é de 3000 unidades. A pequena quantidade usada com fins estéticos obtém os efeitos sem perigos para a saúde.

            O BOTOX ® é usado para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser beneficiados com o método. Outras áreas também podem ser tratadas. O Lifting com BOTOX ® , é uma técnica que eleva o canto das sobrancelhas  e abre a os olhos, com um efeito muito interessante. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária ( obviamente, de músculos desnecessários) , com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas.
O BOTOX ® realizado com eficiência, trás um grande resultado. Estes resultados são os responsáveis pela explosão em seu uso. O paciente e o seu círculo de relacionamento familiar e de amizade percebem a melhora, mas esta melhora deve ser natural, e é desejável que não se perceba com facilidade que o BOTOX ® foi aplicado. As pessoas dizem que o paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência, O exagero do uso do BOTOX ® apresenta resultados pouco naturais, que não devem ser o objetivo do tratamento. Na Clínica Naturale, preferimos o BOTOX ® para o pé de galinha, para as rugas da testa e para atenuação das rugas da glabela. Deixamos rugas e sulcos de outras localizações para outras técnicas, e assim mantemos os resultados naturais.
A duração dos efeitos é de 6 meses, e depois desaparece. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pelo BOTOX ® , fica um pouco mais fraco , e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o efeito de musculação com hipertrofia e volta do tônus muscular de antes do tratamento .
A aplicação do BOTOX ® pode ser então repetida. O movimento muscular volta um pouco antes, ao redor do quarto e quinto mês, mas as rugas só retornam em torno de 6 meses, que é quando o BOTOX ® deve ser reaplicado. O retorno do movimento, não significa que o BOTOX ® deva ser reaplicado imediatamente, porque o músculo causador das rugas ainda está fraco e só deve ser tratado quando recupera o tônus normal, o que ocorre  ao redor de 5 a 6 meses , nas primeiras aplicações e ao redor de 6 a 8 meses , em pacientes que fazem o tratamento regularmente.
Com a falta de função temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui , e com este descondicionamento ,a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico por um certo tempo.            Mas com as aplicações repetidas, no tempo certo, 6 meses, existe uma tendência à haver um efeito cada vez mais prolongado.
Algumas pessoas no entanto podem apresentar um efeito vacina e o BOTOX ® não ser mais eficiente, mas isso ocorre em pequena porcentagem de casos. O que ocorre é que alguns pacientes, desenvolvem defesa imunológica ao BOTOX ® , é como se estivesse sido vacinado, e o BOTOX ® não é mais eficiente. Isso ocorre raramente , em muito pouco pacientes e atualmente já está disponível nos EUA  a Toxina Tipo B - Myobloc® , para ser usada em possíveis pacientes resistentes. Esta toxina B , é foi desenvolvida com um grupo diferente de clostridium, e portanto tem propriedades diferentes. Se um paciente tiver a falta de sorte de ser resistente ao BOTOX ® , poderá ter uma grande  possibilidade de responder ao  Myobloc®.
Em alguns casos, o que não é muito raro, pode acontecer que um paciente que responda corretamente ao uso da Toxina Botulínica, em uma determinada aplicação, obtenha uma menor resposta. Isso pode ocorrer pelo efeito vacina, como já dissemos, mas pode ser por alguma outra causa técnica, como uma inativação inadvertida da Toxina. O BOTOX ® é muito lábil, se inativando facilmente,  a simples colocação na seringa, se não for cuidadosa, pode inativar o produto. O transporte, armazenamento e diluição também podem desativar a Toxina. Assim é que se o BOTOX ® não foi eficiente em uma aplicação, deve ser repetido e só então se for novamente ineficiente , atribuir o fato ao “efeito vacina”
A Toxina é liberada pelo FDA ( controle de medicamentos) americano, e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, como bloqueador muscular e usado por médicos treinados não apresenta complicações sérias. Pode ser utilizado associadamente  e a outras técnicas.
É importante , escolher médicos que sejam treinados na técnica de aplicação do  BOTOX ® . A Clínica Naturale  foi uma das primeira clínicas a utilizar a toxina botulínica no Brasil e já realizou centenas  de tratamentos. Seus médicos realizam pesquisas e proferem conferências sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário