domingo, 20 de novembro de 2011

AINDA COM O ASSUNTO VERÃO, QUE ESTÁ PRA CHEGAR... VOU FLAR DO AÇAÍ QUE EU AMO DE PAIXÃO!


Açaí ou Juçara é o fruto bacáceo de cor roxa, que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea.
Espécie monocotiledônea nativa da várzea da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins ), assim como em Trinidad e Tobago e nas bacías do Pacífico na Colômbia e no Equador.A Festa da Juçara do Maranhão refere-se ao açaí.
O açaí é um alimento muito importante na dieta nortistas,onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa.No Brasil, o estado do Pará é o maior produtor mundial da fruta, sendo responsável por mais de 85% da produção mundial.[carece de fontes?]. O açaí é uma iguaria exótica, apreciada em várias regiões do Brasil e do Mundo.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL: Cada 100g de polpa de açaí contém aproximadamente: Calorias: 349 Kcal Proteínas: 13g Carboidratos: 36g Lipídios: 17g Fibras: 34g Sódio: 56,4mg Cálcio: 286mg Ferro: 26mg Fósforo: 227mg Potássio: 932mg Magnésio: 174mg Vitamina C: 17mg Vitamina E: 45mg

Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%),também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL, melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física. A antocianina, pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, possui grande capacidade de combate aos radicais livres, moléculas que destroem as células sadias do nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário