segunda-feira, 20 de junho de 2011

CALVÍCE FEMININA.


Quando o assunto é sobre calvície, muito se fala de como o problema atinge os homens, porém, poucas pessoas sabem que este fenômeno também pode ocorrer no gênero feminino. É certo que esta doença ocorre muito mais comumente entre os homens, todavia, muitos estudos já vêm sendo propostos e analisados acerca de como e porquê o fenômeno também ocorre entre as mulheres.
A alopécia androgência, como também é conhecida a calvície feminina, é uma manifestação fisiológica que não só atinge a mulher esteticamente, como também atinge sua auto-estima e seu estado de espírito, uma vez que os cabelos são uma forte característica da personalidade feminina e uma vez que se começa a perdê-los, perde-se também a confiança em si própria e muitos outros distúrbios psicológicos passam a surgir a partir daí.
Assim como ocorre com os homens, a calvície feminina ocorre através da enzima 5-alfa redutase sobre o hormônio da testosterona – que muitos acreditam pertencer somente aos homens, porém as mulheres também o possuem, só que em menor quantidade. O resultado dessa combinação é o DHT, dihidrotestosterona, que atinge diretamente a raiz dos folículos capilares, causando seu afinamento a longo prazo e conseqüentemente sua queda.
A calvície feminina, quando ocorre, começa a aparecer logo após o início da puberdade, época de produção de hormônios. Mas mesmo que a princípio pareça o fim do mundo, a calvície feminina tem tratamento e o método consiste justamente em evitar a ação dos hormônios sobre os folículos capilares, ajudando dessa forma a mulher a recuperar não só sua beleza estética, mas também sua auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário