A HISTÓRIA DA COLA-COLA NO MUNDO...
1886 - 1892
Em 1886, enquanto a Estátua da Liberdade é erguida em Nova Iorque,
John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, cria uma bebida que se
tornaria outro grande símbolo americano. Assim como outros inventos que
entraram para a história, a criação de Pemberton é motivada pela
curiosidade. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais,
ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida de cor
caramelo. Leva a mistura para uma farmácia, a
Jacob''''''''''''''''''''''''''''''''s Pharmacy, onde o xarope,
misturado à água carbonatada (gasosa), é oferecido aos clientes, que
consideram a bebida muito especial. A farmácia coloca o copo do produto à
venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contador de Pemberton, batiza a
bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome em sua própria caligrafia. Desde
então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira. E a data oficial de
nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886 - data em que foi
lançada na Jacob''''''''''''''''''''''''''''''''s Pharmacy. Nos
primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de
Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já
havia produzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope.
Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios.
Sem ter idéia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso
mundial, em 1891, ele vende a empresa para Asa Griggs Candler, por
aproximadamente US$ 2.300,00. Candler torna-se o primeiro presidente da
companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e à marca.
1893 - 1904
Asa Candler, um vendedor nato, transforma a Coca-Cola, de uma simples
invenção, em um grande negócio. Ele acha formas criativas e brilhantes
de apresentar a nova bebida: distribui cupons para incentivar as pessoas
a experimentarem o produto e abastece os farmacêuticos com relógios,
balanças e calendários com a marca Coca-Cola. A promoção agressiva
funciona: a marca Coca-Cola está em todos os lugares. Até 1895, Candler
já havia construído fábricas em Chicago, Dallas e Los Angeles.
A
popularidade do refrigerante exige novas formas de apresentação que
permitam a mais pessoas apreciá-lo. Em 1894, Joseph Biedenharn, um
comerciante do Mississipi, coloca a bebida em garrafa e a oferece a
Candler, que não fica muito entusiasmado com a novidade. Apesar de ser
um homem de negócios inovador e brilhante, ele não podia imaginar, na
época, que o segredo do sucesso da Coca-Cola estaria em garrafas
portáteis que os consumidores pudessem levar a qualquer lugar. Tanto que
cinco anos depois, em 1899, por apenas um dólar - U$ 1,00 - vende os
direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos
advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead.
1905 - 1918
A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar
admiração. Mas a Coca-Cola Company não fica satisfeita com a
proliferação de bebidas similares à sua, na esteira do sucesso de seu
refrigerante. É um grande produto e uma grande marca: devem ser
protegidos. São elaboradas propagandas dando ênfase à autenticidade da
Coca-Cola, sugerindo aos consumidores que exijam o legítimo e não
aceitem nenhum substituto. A empresa também decide criar um novo formato
de garrafa para dar aos consumidores maiores garantias de estarem
tomando a Coca-Cola original. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa
de Indiana, inicia a fabricação da famosa garrafa contour que, em 1961
ganharia a condição legal de "marca registrada" exclusiva da Coca-Cola -
uma honra conferida a poucas embalagens. A embalagem é escolhida por
causa de sua aparência atrativa, design original e pelo fato de, mesmo
no escuro ou de olhos vendados, o consumidor poder identificar o
produto. A Coca-Cola Company cresce rapidamente e se expande por todo os
Estados Unidos, atravessa as fronteiras e seus produtos chegam a Cuba,
Porto Rico, França e outros países. Em 1900, existiam apenas dois
fabricantes (empresas engarrafadoras pois produção do extrato exclusiva
da The Coca-Cola Company, a única que detém a fórmula). Em 1920 eles já
são cerca de 1.000.
A garrafa contour:
A famosa garrafa contour, embalagem de vidro de 237 ml da Coca-Cola,
foi lançada em1916. Mas é uma celebridade até hoje por simbolizar a
autenticidade de Coca-Cola com o seu formato mundialmente identificado
como marca registrada do centenário refrigerante: ela cabe perfeitamente
na mão, faz um som único quando é aberta e oferece um sabor e
refrescância que só podem ser de Coca-Cola. O desenho curvilíneo da
garrafa contour foi baseado em um conceito original sugerido pelo
soprador de vidro sueco, Alexander Samuelson, funcionário da Root Glass
Company, de Indiana. A idéia era criar uma garrafa única e especial, que
pudesse ser instantaneamente reconhecida até mesmo no escuro. O
conceito da garrafa foi proposto em 1913 e patenteado no United States
Patent Office em 16 de novembro de 1915. A garrafa foi colocada em uso
em 1916, com algumas modificações. E devido às suas curvas, foi
apelidada de Mae West, famosa atriz de cinema, conhecida na época por
sua sensualidade. Entre 1951 e 1960, a garrafa passou a ser protegida
pela Lei de Direitos Comuns como um símbolo de identificação da
Coca-Cola. Em 1960, o U.S. Patent and Trademark Office concedeu à
garrafa o status legal de "Marca Registrada", uma honra conferida a
poucas embalagens.
1919 - 1940
Ninguém talvez tenha causado tanto impacto na Coca-Cola Company como
Robert Woodruff. Seu pai compra a empresa de Candler em 1918 e Robert
assume a presidência cinco anos depois. Foi Candler quem introduz a
Coca-Cola no mercado americano. Mas é Woodruff quem consolida a marca e a
liderança da Coca-Cola em todo o mundo, durante os 60 anos em que ficou
no comando da empresa. Gênio do marketing, ele vê muitas oportunidades
de expansão, conquistando novos mercados com campanhas inovadoras: a
Coca-Cola viaja com a equipe americana para a Olimpíada de Amsterdã (em
1928), sua logo é estampada nos trenós de corridas de cachorro no Canadá
e nas paredes das arenas de touros, na Espanha. Ele alavanca o
desenvolvimento e a distribuição dos produtos através da embalagem
six-pack, das geladeiras horizontais e outras inovações que tornam a
Coca-Cola ainda mais fácil de ser apreciada. Quando fica explícita a
preferência das donas de casa pelas embalagens six-pack, a empresa envia
mulheres de porta em porta para instalar gratuitamente um abridor de
parede com a marca Coca-Cola. Esse é exatamente o tipo de pensamento que
norteia a liderança de Woodruff. E o que faz da Coca-Cola não só um
grande sucesso mas parte da vida das pessoas.
1941 - 1959
Em 1941, os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial, enviando
milhares de homens e mulheres para as frentes de combate. A Coca-Cola
acompanha esses combatentes pois Woodruff determina que a
Coca-Cola
seja vendida a US$ 0,05 para todo combatente norte-americano onde quer
que esteja - em qualquer parte do mundo! -, não importando o quanto isso
custe à empresa. Durante a guerra os europeus experimentam a bebida.
Quando a paz volta a reinar, a Coca-Cola já tem muitos negócios fora de
seu território. A visão de Woodruff, de que uma Coca-Cola deve estar
sempre ao alcance das pessoas, vai se tornando uma realidade. De meados
da década de 40 até 1960, praticamente dobra o número de países com
operação de envasamento. O período pós-guerra nos Estados Unidos é
marcado pelo otimismo e a prosperidade. A Coca-Cola é parte de um estilo
de vida alegre, despojado. E as imagens de suas propagandas - casais
felizes, mães despreocupadas dirigindo carros conversíveis - são um bom
exemplo do espírito da época.
1960 - 1981
Depois de 75 anos de sucesso absoluto com a marca Coca-Cola, a
empresa decide expandir seus negócios, lançando novos produtos: Sprite
(1961), TAB (1963) e Fresca (1966). A presença da companhia no mundo
cresce rapidamente. A propaganda, que sempre foi uma parte muito
importante do negócio, torna-se a alma do negócio nos anos 70,
refletindo perfeita sintonia da marca com a alegria de viver e a
liberdade. O apelo internacional da Coca-Cola é concretizado em um
comercial de 1971 no qual um grupo de jovens, de todas as partes do
mundo, se junta no pico de uma montanha na Itália para cantar
"I''''''''''''''''''''''''''''''''d Like to Buy the World a Coke" ( em
tradução livre, significa "Eu Gostaria de Comprar uma Coca-Cola para o
Mundo" ). Em 1978, a Coca-Cola Company é a única empresa a ter permissão
de vender refrigerantes na República da China.
1982 - 1989
Os anos 80 - época em que se inicia o chamado "culto ao corpo"- foram
anos de mudanças e transformações na Coca-Cola Company. Em 1981, o
cubano Roberto C. Goizueta, que deixara seu país em 1961 após a
revolução, torna-se CEO da companhia. Ele faz uma revisão da estratégia
da empresa, adotando o que chama de "assumir riscos de forma
inteligente". E ainda organiza as inúmeras fábricas engarrafadoras dos
Estados Unidos em uma única empresa - Coca-Cola Enterprises Inc. Ele
também lança a Diet Coke que, em 2 anos, torna-se a bebida de baixa
caloria mais conhecida do mundo e a segunda de maior sucesso depois da
Coca-Cola. Outra iniciativa de Goizueta é a mudança do sabor da
Coca-Cola, em 1985, a primeira alteração na fórmula em 99 anos. Na fase
de testes, as pessoas demonstram gostar muito do novo sabor. No mundo
real isso não acontece, pois há uma relação emocional muito forte com a
fórmula original. Os consumidores pedem o retorno da antiga fórmula. Não
faltam críticas dizendo que foi o maior erro de marketing da história.
Mas Goizueta tem o poder de transformar "limão em limonada". A fórmula
original retorna ao mercado como Coca-Cola Classic e o produto começa a
aumentar a liderança em relação à concorrência - mantendo essa liderança
até os dias de hoje.
1990 - 1999
Os anos 90 foram uma década de crescimento contínuo para a Coca-Cola
Company. A longa associação da Empresa com os esportes fica ainda mais
fortalecida com o apoio a alguns dos principais eventos esportivos
mundiais, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol. Em 1993,
é lançada a campanha "Always Coca-Cola" e, em seguida, surge pela
primeira vez na propaganda do produto o simpático urso polar. Novos
mercados se abrem quando a Coca-Cola passa a ser vendida na Alemanha
Oriental, em 1990, e retorna à Índia, em 1993. A empresa também passa a
atuar em outros segmentos do mercado de bebidas e intensifica a
aquisição de importantes marcas presentes em vários países. Com uma
linha de produtos em franca expansão e um consumo diário crescente, a
Coca-Cola é uma empresa que não se acomoda e enxerga em cada esquina uma
nova oportunidade de crescimento.
2000 até hoje
Em 1886, a Coca-Cola surgia como um sabor refrescante único em uma
pequena farmácia de Atlanta. Em seu segundo século de existência,
associada a momentos mágicos e especiais, a Coca-Cola tem agora a missão
de levar sua magia para todo o planeta. Com aproximadamente 400 marcas
presentes em mais de 200 países, a Coca-Cola tem consumidores nos mais
remotos cantos do planeta. Em qualquer parte do mundo, você será capaz
de achar uma Coca-Cola. A Coca-Cola é uma empresa de atuação global
comprometida com os mercados locais. Uma empresa que respeita a
diversidade e está sempre atenta ao que pessoas de diferentes culturas e
experiências querem beber - e onde e a forma como elas querem apreciar
sua bebida. Em parceria com seus fabricantes locais, a Coca-Cola é uma
empresa comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que está
inserida. Em mais de um século de existência, a Coca-Cola tornou-se
parte de vida de bilhões de pessoas em todo o planeta. Toda vez que um
desses consumidores escolhe uma de nossas marcas, desejamos que este
seja um momento único, excitante e de plena satisfação.
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