Alopecia – A queda de cabelo
Queda de cabeloAlopecia é uma doença que se caracteriza pela queda repentina dos pêlos e cabelos sem alterações aparentes na pele. A queda de cabelo pode ser rápida ou gradual. A mudança súbita de cabelo é frequente e só é observada a longo prazo, geralmente é crónica e irreversível.
Ainda segundos os autores, existem vários tipos de alopécias proveniente de vários factores, como alopécia congênita, alopécia circunscrita, alopécia total, anormalidades da haste do pêlo, alopécia traumática, alopécia androgênica, perturbações do ciclo do pêlo: eflúvio telógeno, alopécia difusa de origem endócrina, alopécia de origem química, alopécia difusa crônica, alopécia em doenças do sistema nervoso central, alopécia cicatricial e alopécia de origem nutricional, este último o tema central do trabalho.
A biologia dos cabelos
Os folículos pilosos são estruturas complexas formadas por cilindros concêntricos compostos por células de origem epitelial, por onde se origina o pêlo. Cada um dos folículos procede de uma interação entre a epiderme e a derme. Quase todos os folículos pilosos apresentam atividades cíclicas, divididas em três fases, anágena, fase de crescimento durante o qual o cabelo é produzido; catágena, período de involução onde ocorre a parada da divisão celular, com contração do folículo em direção à superfície e telógena, a fase final, de repouso, geralmente é quando o pêlo é expulso.
O pêlo divide-se em três camadas distintas: medula, composta por células que se liquefazem e desaparecem sendo substituídas por bolhas de ar; córtex, parte essencial, formada por fibras naturais queratinizadas, embebidas em proteínas com alto teor de enxofre, alongadas por todo o fio, apresenta ainda derivados de melanina e lipídios, e por último a cutícula, estrutura celular distribuídas em camadas sobrepostas, responsável pelo brilho, suavidade e maciez.
A queda dos cabelos e a alimentação
Mesmo que pouco frequente, a queda dos cabelos podem estar relacionadas com uma alimentação desprovida de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Vários distúrbios alimentares estão envolvidos com a queda repentina dos cabelos, como a anorexia, bulimia, dietas mirabolantes como a da Lua, dos Líquidos, grandes períodos de privação alimentar e falta de proteína animal. Quando esta relação existe, a causa pode ser a ingestão excessiva de vitamina A ou uma deficiência de ferro, vitaminas do complexo B, zinco ou proteína. A maior parte do cabelo é formada por proteína, a mesma substância encontrada nas unhas.
As dietas pobres em nutrientes podem fazer com que o organismo economize suas proteínas e os fios que estavam em processo de crescimento fiquem em repouso, caindo após alguns meses. A anemia (deficiência de ferro) pode comprometer a saúde capilar. Para obter uma alimentação saudável, o correcto é seguir a pirâmide alimentar, sempre sob a orientação de um nutricionista.
O ressecamento do cabelo também é um dos factores que estão directamente relacionados com a desnutrição, além dos outros factores. Deve-se procurar manter o organismo saudável para aproveitar ao máximo a riqueza nutricional proporcionada por uma alimentação balanceada.
A nutrição e o fortalecimento do cabelo
Uma dieta balanceada é a resposta para o fortalecimento do cabelo acometido pela queda proveniente da falta de nutrientes. Deve-se adicionar vitaminas do complexo B, pois ajudam a nutrir o couro cabeludo, encontrado na banana, batata, uva passa e cereais integrais, etc. A vitamina A e os Carotenóides, fortalecem os fios dos cabelos, pois são antioxidantes e interrompem a destruição das células capilares causadas pela oxidação e também auxiliam na regularização da oleosidade do couro cabeludo e aumentam a elasticidade do fio. São encontrados no fígado, gema de ovo, pêssego, melão, vegetais amarelos e verde-escuros, etc.
O zinco, pelo fato de que ele estimula o sistema imunológico, encontrado em carnes, frutos do mar, etc. O ferro tem grande importância no organismo por participar da formação da hemoglobina, sua falta resulta no ressecamento, opacidade e o cabelo torna-se “sem vida”, podendo amarelar e até cair em maior quantidade. O ferro é encontrado na carne bovina, fígado, atum, lentilha, feijão, espinafre, ervilha, brócolis e couve, leite e derivados etc. Frutas e sucos ricos em vitamina C ajudam o organismo na sua absorção.
Além das outras funções, as proteínas são responsáveis pela estrutura, manutenção e reparo dos tecidos, são encontrados nos ovos, leite, carnes vermelhas e brancas, frutas, vegetais e grãos, etc. Vitamina E, antioxidante, responsável por melhorar a circulação no couro cabeludo, encontradas nas sementes oleaginosas, gérmen de trigo, etc. Deve-se evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, pois aumentam a oleosidade do couro cabeludo, e, por fim, evitar dietas drásticas sem acompanhamento médico. A alopecia é uma doença que provoca a queda repentina dos cabelos.
Pode ser causada por diversos factores, hormonais, estresse, gravidez, mas pode ser provocada por falta de nutrientes na dieta. Como é sabido, uma dieta balanceada é muito importante para uma vida saudável. Além da alopecia, várias outras patologias podem desenvolver-se por falta de nutrientes, como a osteoporose, por exemplo.
Portanto, devemos nos orientar com pessoas capacitadas e habilitadas, no que diz respeito à alimentação. Ficar atento aos sinais do nosso corpo, pois a queda dos cabelos pode ser apenas o começo de um futuro problema com consequências mais graves, se não for tratado com cuidado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário